O Projeto “Valongo, Cidade Utópica” integra-se no Programa Utopia500 e resulta de um protocolo celebrado entre o CETAPS / Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Valongo que tem por objetivo promover a forma de pensar utópica nas escolas do município com vista à construção participada de um futuro sustentável para a região. Através do Protocolo, o município beneficia de um conjunto de ações que têm como pano de fundo investigação de qualidade (realizada nas Universidades do Porto e Nova de Lisboa, em estreita colaboração com a comunidade de investigadores filiados na Utopian Studies Society / Europe), exposição internacional, promoção mundial através das redes sociais (assegurada pelo trabalho empenhado de Estagiários Erasmus), exposição nacional (de momento através das redes sociais mas desejavelmente também, a breve prazo, através de parcerias com meios de comunicação social), e ligação estreita à comunidade educativa.

 

São quatro os sub-projetos que serão promovidos através de “Valongo, Cidade Utópica”: “Ecotopia”; “Grandes Mentes Utópicas”; “PAN-Utopia 2100”; e “The Guestbook Project”.

Para mais informações ver aqui.

O projeto «Valongo, Cidade Utópica» foi apresentado a 7 de outubro ao público no Auditório Dr. António Macedo, numa sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo - José Manuel Ribeiro, da Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) - Professora Doutora Fernanda Ribeiro e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Valongo - Paula Sinde.
No Museu Municipal de Valongo foram inauguradas a exposição dos trabalhos finalistas do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia DPic Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500 e a instalação Ecotopia que tem como curador o Professor Doutor Nuno Coelho (University of Arts, London/Ecotopia) e que integra a programação do London Design Festival.


Nesta cerimónia, o grupo de alunos da Escola Secundária de Valongo apresentou publicamente o seu o projeto vencedor da Edição de 2016 do Concurso PAN-Utopia 2100, que visa o combate ao desperdício alimentar através de um frigorífico comunitário que brevemente será disponibilizado à comunidade.

Ecotopia, Municipal Museum of Valongo
Visitors
Logótipo_NOVA_FCSH (1).png