O Projeto “Valongo, Cidade Utópica” integra-se no Programa Utopia500 e resulta de um protocolo celebrado entre o CETAPS / Faculdade de Letras da Universidade do Porto e a Câmara Municipal de Valongo que tem por objetivo promover a forma de pensar utópica nas escolas do município com vista à construção participada de um futuro sustentável para a região. Através do Protocolo, o município beneficia de um conjunto de ações que têm como pano de fundo investigação de qualidade (realizada nas Universidades do Porto e Nova de Lisboa, em estreita colaboração com a comunidade de investigadores filiados na Utopian Studies Society / Europe), exposição internacional, promoção mundial através das redes sociais (assegurada pelo trabalho empenhado de Estagiários Erasmus), exposição nacional (de momento através das redes sociais mas desejavelmente também, a breve prazo, através de parcerias com meios de comunicação social), e ligação estreita à comunidade educativa.

 

São quatro os sub-projetos que serão promovidos através de “Valongo, Cidade Utópica”: “Ecotopia”; “Grandes Mentes Utópicas”; “PAN-Utopia 2100”; e “The Guestbook Project”.

Para mais informações ver aqui.

Photos from the inauguration
Photos from the inauguration

press to zoom

press to zoom

press to zoom
Photos from the inauguration
Photos from the inauguration

press to zoom
1/7
O projeto «Valongo, Cidade Utópica» foi apresentado a 7 de outubro ao público no Auditório Dr. António Macedo, numa sessão que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Valongo - José Manuel Ribeiro, da Diretora da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) - Professora Doutora Fernanda Ribeiro e da Diretora do Agrupamento de Escolas de Valongo - Paula Sinde.
No Museu Municipal de Valongo foram inauguradas a exposição dos trabalhos finalistas do Concurso Internacional de Desenho e Fotografia DPic Arquitetura, Arte e Imagem – Utopia 500 e a instalação Ecotopia que tem como curador o Professor Doutor Nuno Coelho (University of Arts, London/Ecotopia) e que integra a programação do London Design Festival.


Nesta cerimónia, o grupo de alunos da Escola Secundária de Valongo apresentou publicamente o seu o projeto vencedor da Edição de 2016 do Concurso PAN-Utopia 2100, que visa o combate ao desperdício alimentar através de um frigorífico comunitário que brevemente será disponibilizado à comunidade.

Ecotopia, Municipal Museum of Valongo