São quatro os sub-projetos que serão promovidos através de “Valongo, Cidade Utópica”: “Ecotopia”; “Grandes Mentes Utópicas”; “PAN-Utopia 2100”; e “The Guestbook Project”.

 

ECOTOPIA

 

O sub-projeto Ecotopia visa a promoção do modo de pensamento utópico como estratégia para a construção colaborativa de um futuro sustentável. Este sub-projeto terá início com a instalação Ecotopia, organizada pela London School of Design, no Museu Municipal de Valongo. A partir da exposição, serão criados materiais pedagógicos (entre os quais jogos kahoot) e dinamizadas atividades com os estudantes das escolas de Valongo.

GRANDES MENTES UTÓPICAS

O sub-projeto “Grandes Mentes Utópicas” rege-se pelo princípio de que precisamos de inspirar as gerações mais jovens à participação na construção social. O sub-projeto procurará identificar mulheres e homens que, tendo nascido ou vivido em Valongo, contribuíram para o desenvolvimento da região com ideias, perseverança e paixão. São essas Grandes Mentes Utópicas que o sub-projeto pretende recordar e homenagear, convidando as escolas e instituições locais a escrever breves notas biográficas, a partir das quais será criado um novo mapa de Valongo, assinalando não o património construído, mas o património humano. Este sub-projeto integra um momento de exposição pública de grande visibilidade, a atividade “Os Grandes Utópicos Saem à Rua”. Num dia a determinar, a cidade de Valongo será “invadida” por posters com as biografias das Grandes Mentes Locais; nesse mesmo dia, será realizada uma corrida de Jogo do Arco, que é aliás o símbolo da Utopia500 e que dá expressão ao mote “o mundo vai para onde o levarmos”. Serão também produzidos mapas do Concelho de Valongo, assinalando não o património construído, mas o património humano.

PAN-UTOPIA

 

O sub-projeto PAN-Utopia visa intervir numa área que a Assembleia da República identificou como absolutamente prioritária (cf. Resolução n.º 65/15, de 17 de junho, onde a AR recomenda ao Governo a promoção de um conjunto de atividades no âmbito da declaração de 2016 como o Ano do Combate ao Desperdício Alimentar). PAN-Utopia 2100 pretende retirar a ideia de utopia do âmbito do mero sonho, evidenciando que o pensamento utópico implica uma análise cuidadosa da realidade, o debate criativo sobre soluções passíveis de resolver os problemas identificados, e a subsequente ação. PAN-Utopia convida os participantes a passar por estas fases, analisando situações que conhecem (na escola, em casa, em espaços que frequentem) onde ocorra desperdício alimentar, discutindo soluções e passando à ação, propondo estratégias exequíveis.

 

 

THE GUESTBOOK PROJECT

O sub-projeto The Guestbook Project é promovido em estreita colaboração com o projeto internacional homónimo coordenado pelo filósofo irlandês Richard Kearney e visa promover estratégias de transformação de sentimentos de hostilidade em sentimentos de hospitalidade. No âmbito de “Valongo, Cidade Utópica”, a equipa Utopia500 propõe-se trabalhar com jovens da comunidade cigana em contexto escolar, criando dinâmicas interculturais que resultem numa integração feliz desses jovens.

Visitors