Projeto Horta Pedagógica

O Projeto Horta Pedagógica / Eco-Escolas decorreu na Escola Secundária de Valongo entre os dias 21 de fevereiro e 10 de março de 2020. Este projeto tinha como objetivos: refletir sobre a questão da preservação ambiental, por meio da redução da produção de lixo e da reciclagem de materiais orgânicos em compostores, e da consciencialização sobre o impacto ambiental causado pelos agrotóxicos, por meio do incentivo a uma alimentação saudável e da produção de uma horta coletiva e pedagógica. As atividades foram realizadas com diferentes turmas do Ensino Secundário e Profissional. Inicialmente, fez-se um reconhecimento e identificação do local de implantação da horta e formação da equipa de apoio, definiram-se objetivos e ações de desenvolvimento do projeto e procedeu-se ao levantamento das hortícolas mais consumidas na cantina escolar. Após se realizarem algumas reuniões de recrutamento de participantes para o Projeto Horta Pedagógica, passou-se à discussão e operacionalização da instalação de dois compostores (fornecidos pela LIPOR). Foram também discutidas estratégias de implantação de rebentos e o fornecimento de terra e adubos para a horta.

No dia 6 de Março começaram as atividades práticas: efetuou-se a limpeza de uma área aproximada de 6 x 2 metros, que em seguida foi adubada com material já fruto de compostagem oriundo da LIPOR (dois sacos de cerca de 7 kg) e a plantação dos primeiros rebentos de cebolinho, limonete, e algumas aromáticas (para o Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar), como a lavanda, hortelã e menta aquática.

Por fim, tínhamos agendada a instalação dos compostores e uma oficina sobre compostagem para o dia 17 de março – que infelizmente não se pôde realizar devido à suspensão das atividades letivas por causa da pandemia Covid-19. Esta última atividade será remarcada logo quando for permitido.

Plogging na Serra de Valongo

 

No dia 3 de maio de 2019, participamos ativamente em limpar o meio ambiente com um evento intitulado "Plogging“. Plogging é uma combinação das palavras jogging + plockaupp que significa “apanhar o lixo enquanto se corre pela natureza". O destino que escolhemos foi o parque da Serra de Valongo, pois é conhecido por ter algum lixo na área. A equipa era formada por cerca de 100 alunos do 8º ao 12º ano, da Escola Secundária de Valongo. O evento durou três horas e resultou na colheita de nove sacos cheios de lixo, maioritariamente incluindo plástico. Este evento demonstrou quanto lixo pode ser recolhido num percurso de 5km, exemplificando a necessidade de haver mais medidas, e também mais consciência sobre a sustentabilidade ambiental.  

WORKSHOP
Pegada Ecológica: de quantos planetas precisamos se toda a gente viver como tu?

No dia 1 de abril de 2019, a equipa Utopia 500 apresentou um workshop com o título “Pegada Ecológica: de quantos planetas precisamos se toda a gente viver como tu?”, na Escola Básica do Campo, Valongo. O mesmo Workshop foi apresentado na Escola Secundária de Valongo, no dia 3 de maio, seguido por um evento "Plogging", na Serra de Valongo.

O objetivo do nosso workshop, dirigido ao 8º, 9º e 10º e 12º ano do ensino secundário, foi aumentar o interesse dos alunos pelo impacto que as atividades humanas tem sobre o meio ambiente, e dar-lhes algumas sugestões para reduzir o seu impacto pessoal e se tornarem mais “verdes”. Ao mesmo tempo, tentámos partilhar a ideia de que se queremos atingir sustentabilidade, precisamos de nos tornar mais ativos como cidadãos. Ainda não é demasiado tarde, podemos ajudar o nosso planeta incrível.

A apresentação incluiu algumas explicações teóricas acerca das definições de pegada ecológica, pegada de carbono, alterações climáticas e aquecimento global; atividades interativas, como um website para calcular a pegada ecológica e um quiz, e ainda um debate sobre a maneira que as nossas atividades diárias impactam o meio ambiente.

"Escola Secundária de Valongo"
ecological footprint.JPG
WORKSHOP
Sustentabilidade e a Serra de Valongo

Nos dias 27 e 28 de Fevereiro, 7 e 8 de Março de 2019, a equipa Utopia 500 realizou vários workshops em diferentes escolas básicas de Valongo (EB 1 de Campelo, EB de Fijós, EB da Balsa e EB de Paço). O workshop, intitulado “Ecotopia: sustentabilidade e a Serra de Valongo” teve como objetivo aprofundar o conhecimento das crianças acerca da Serra de Valongo, os seus ecossistemas e espécies. Na primeira parte do workshop consistiu na visualização de trechos do filme de animação ‘Lorax’ que mostra a extinção da natureza e criação de um novo mundo onde tudo é artificial (incluindo as árvores), o ar é comprado e não existe luz solar.

IMG_3240_edited_edited.jpg

Após o filme, foi feita uma apresentação com três partes: em primeiro lugar, fizemos três questões sobre o filme para ver se as crianças compreenderam os temas principais; a seguir, foi feita uma apresentação sobre a Serra de Valongo, os seus diferentes ecossistemas e seus respetivos animais; e por fim, na parte prática do workshop, cada criança pintou um animal da Serra de Valongo que depois foi colado num cartaz da turma.

Ecotopia primary schools presentaion-3-c