A ideia

 

Durante milhares de anos, os seres humanos têm sonhado com uma utopia perfeita – um mundo livre de conflitos, fome e infelicidade. Num mundo dividido por rótulos e fronteiras como é o nosso, esse mundo imaginado só se torna possível através da união. Quando agimos individualmente, podemos resolver os nossos próprios problemas; quando agimos juntos, podemos enfrentar os desafios globais. Observemos qualquer movimento social e veremos como situações aparentemente impossíveis podem ser transformadas através da simples promoção de objetivos comuns. Se pensarmos nos movimentos políticos e culturais de outras gerações, hoje em dia temos ao nosso dispor poderosas plataformas on-line à nossa disposição que podem espalhar ideias e inspiração pelo mundo fora em apenas nanossegundos. Só ao unirmos as nossas vozes, lutando pelo mesmo objetivo, poderemos desbloquear o poder da imaginação coletiva, necessário para alcançar e sustentar a mudança. Sabemos o futuro que queremos – e sabemos o que precisa ser feito.

No dia 16 de Setembro de 2022, o Festival Imaginação Coletiva promoveu uma sinergia entre a comunidade e os alunos e professores de Valongo, que tiveram a oportunidade de experimentar diferentes áreas artísticas.

Tivemos workshops de impressão botânica, técnicas de desenho e ilustração, experimentação musical, linogravura, reutilização criativa de tecidos e team building.

O mercadinho multicultural contou com a presença de artesãos e criativos de Portugal, Moçambique, Perú, Colômbia e México. O dia terminou com uma peça de teatro-dança e um lanche preparado pelos formadores e alunos dos cursos técnicos de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria.

 

A arte e a criatividade andaram à solta e foram fonte de inspiração para todos os que participaram! 

2.jpg
6.jpg
3.jpg
7.jpg
9.jpg
17.jpg
10.jpg
16.jpg

Entre os dias 23 de novembro de 2019 e 14 de fevereiro de 2020, a equipa Utopia500 promoveu vários workshops sobre Imaginação Coletiva com estudantes do 9.º ao 11.º ano da Escola Secundária de Valongo. Estes workshops pretendiam ajudar a refletir sobre o papel dos coletivos na sociedade e aprender aptidões práticas sobre o papel do indivíduo num coletivo. Foram realizadas diferentes dinâmicas de grupo intercaladas com momentos de debate e reflexão.

THE COLLECTIVE OBSTACLE WALK
IMG_4036
IMG_4020
IMG_4011
IMG_3994
IMG_4000
IMG_4004
DISCUSSIONS ABOUT THE INDIVIDUAL AND THE COLLECTIVE
IDENTITY GAME