Grandes Mentes Utópicas

Pessoas com ideias que mudaram o mundo

Estamos a fazer um novo mapa de Valongo e precisamos da tua ajuda! 


Este é um projeto de “Ciência com a Sociedade”, promovido pela Universidade do Porto, em conjunto com a Universidade Nova de Lisboa, e só o poderemos concretizar se tu, a tua família e os teus amigos colaborarem. 


Convidamos-te a desempenhar o papel de investigador, levando para casa este guião e procurando respostas que te conduzam à descoberta de gente interessante que, com a sua ação transformadora, fizeram de Valongo um lugar melhor!


Precisamos de investigadores ativos! Pergunta a toda a gente que conheças – aos teus pais, tios, avós, vizinhos, amigos –, e diz-lhes que estamos a querer construir uma nova narrativa sobre Valongo, que recupere a memória de pessoas cujas ações abnegadas, criativas e empreendedoras contribuíram para o desenvolvimento da tua rua/bairro/aldeia/vila/cidade/concelho.


Vamos depois colocar o nome delas no mapa de Valongo, e no dia 20 de maio vamos celebrá-las num evento aberto à comunidade, intitulado “As Grandes Mentes Utópicas Saem à Rua!”. Considera-te desde já convidado/a!


 

De quem andamos à procura? 
 

Queremos assinalar no novo mapa de Valongo o património humano do concelho! 


Procuramos identificar gente que se distinguiu pela sua ação social / educativa /económica, bem como pelo seu pensamento inovador, tendo contribuído para uma transformação efetiva da sua comunidade. 


Exemplos: 

 

  • Ação social – pessoas empenhadas em proporcionar à comunidade, sobretudo aos mais carenciados, melhores condições de vida (alimentação, alojamento, cuidados de saúde,…), apoio à infância e à terceira idade, e ainda a imigrantes e refugiados, contribuindo para a construção de um sentido mais forte de comunidade e uma Valongo mais solidária e hospitaleira.

  • Ação educativa – alguém que tenha proporcionado formação gratuita à comunidade, nas mais diferentes áreas (ex. criação de clubes de leitura/bibliotecas, teatro, música, artes plásticas, informática, desporto, ensino primário e/ou de níveis mais avançados, incluindo o ensino profissional,…), contribuindo assim para uma Valongo mais culta e preparada para enfrentar os desafios dos novos tempos. 

  • Ação económica – beneméritos e patronos de causas meritórias, patrocinadores de projetos de intervenção social, pessoas que tenham investido na criação de emprego de uma forma sustentada, tendo em consideração as condições de vida dos trabalhadores, contribuindo para uma Valongo economicamente mais desenvolvida e um sítio melhor para se viver e trabalhar. 

  • Pensamento – pessoas com ideias inovadoras e visionárias, que promoveram uma mudança das mentalidades no que respeita, por exemplo, a áreas como a igualdade de género, direitos humanos e dos trabalhadores, liberdade religiosa e de pensamento, e promoção de uma consciência ecológica, contribuindo para uma Valongo mais aberta e moderna. 

O que tens de fazer?


Fase 1 – Consulta a tua família, amigos e vizinhos e tenta identificar alguém com o perfil acima descrito


Fase 2 – Recolhe os dados necessários para preencheres o modelo disponível. Se tiveres dificuldade nesta fase, pede ajuda a um/a professor/a ou então contacta-nos para great.utopia500@gmail.com. 


Fase 3 – Redige a nota biográfica da grande mente utópica que descobriste! Tens de escrever três parágrafos curtos, indicando: 1) Nome, data e local de nascimento, ou período em que viveu; 2) breve descrição da sua atividade; 3) a sua importância para a comunidade. 


Fase 4 – Submete a nota biográfica, enviando-a para great.utopia500@gmail.com.
 

Fase 5 – Todas as notas biográficas vão ser lidas e revistas, e publicadas no nosso site. E prepara-te, porque no dia 20 de maio, o teu/tua utópico/a pode sair à rua!

 

 

Serão sorteados, entre todos os que participarem neste projeto de “Ciência com a Sociedade”, vários prémios!

Pode fazer download das informações em formato PDF se clicar:  

 

 


 

Visitors