top of page
  • Writer's pictureUtopia 500

Darcy Ribeiro


Nascimento: 26 de Outubro de 1922

Morte: 17 de Fevereiro de 1997

Nacionalidade: Brasileiro

Darcy Ribeiro foi um antropólogo brasileiro, mas foi, acima de tudo, um apaixonado pelo seu país. Propôs-se fazer uma antropologia de grande fôlego, aquilo a que poderemos chamar uma antropologia das civilizações. Para estudar os problemas sócio-políticos brasileiros, Darcy Ribeiro investigou fundo, até às origens, até às fontes históricas e culturais do país. Para o antropólogo só seria possível conhecer-se o povo brasileiro se se tivesse em conta o sangue que corre nas veias do povo, informado por matrizes africanas, lusas e indígenas.

Darcy nunca perdeu a esperança no país. Foi, nesse sentido, um dos maiores utopistas da história do Brasil; não se tratava contudo de um utopismo ingénuo, mas antes de um utopismo concreto e objectivo, com grande sentido crítico e rigorosa contextualização histórica.

Darcy Ribeiro viveu muito tempo entre os índios brasileiros e ajudou a descaracterizar os estereótipos das comunidades indígenas, que eram consideradas atrasadas ou selvagens. Entrou para a política motivado pelo seu desejo de promover mudanças utópicas operando dentro do sistema. Chegou ao cargo de senador; foi também candidato a Governador do Estado do Rio de Janeiro, tendo no entanto saído derrotado das eleições. O seu contributo mais relevante terá sido na área da educação, com a criação da Universidade de Brasília e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação, dois legados utópicos que continuam até hoje, embora com outros significados e distanciados da sua utopia.

Seria impossível fazer-se menção ao utopista Darcy Ribeiro sem se mencionar uma das frases utópicas mais significativas da história do país: “Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu".

66 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page