top of page
  • Writer's pictureUtopia 500

Carolina Wilhelma Michaëlis de Vasconcelos


Datas: 1851 - 1925

Nacionalidade: Alemã e portuguesa

Carolina Michaëlis nasceu em Berlim e foi educada em casa com professores particulares, já que não era permitido às mulheres frequentarem estudos médios e superiores. Ao casar com Joaquim António da Fonseca Vasconcelos, assumiu também a nacionalidade portuguesa. Tornou-se a primeira mulher a lecionar numa Universidade portuguesa – a de Coimbra –, tendo dedicado a sua vida aos estudos literários, linguísticos, etnográficos e pedagógicos. Dirigiu também a revista Lusitânia.

Ao longo da sua vida, Carolina Michaëlis contactou com inúmeras figuras da cultura portuguesa, tais como Antero de Quental, Oliveira Martins e Teófilo Braga, e deu a conhecer a cultura portuguesa através da publicação dos seus trabalhos em revistas académicas alemãs. Ao mesmo tempo que desenvolvia a sua atividade de investigação, tinha uma família, que não descurava.

O contributo utópico de Carolina Michaëlis centra-se na sua constante busca de conhecimento e na preocupação que sempre demonstrou em distribuir a informação a que tinha acesso, sobretudo nos meios femininos. Numa sociedade de estrutura patriarcal, conquistou um lugar para as mulheres, demonstrando que estas poderão ter um papel de relevo, também como intelectuais.

11 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page